Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 15 de agosto de 2009

A Música Como Meio de Desenvolver a Inteligência e a Interação do Ser- MUSICALIZAÇÃO INFANTIL















O objetivo de se fazer um trabalho de musicalização com as crianças está em contribuir através de todas as atividades desenvolvidas pela música com o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser.


A música está no aqui e no agora, em torno de nós. Existe música para sonhar, para dançar, para cantar, para a alegria, para a tristeza, para a meditação, para enaltecer um povo, música se aprende desde que se nasce, ouvindo. E os primeiros contatos com os sons são o ponto de partida para a musicalização.
A música faz parte de nós, da nossa vida, da nossa cultura. Vivemos rodeados de sons intercalados com o silêncio. Os silêncios tornam significativos esses sons, na medida das nossas experiências, da nossa interação e da convivência no meio.
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem cmo objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir a música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma afetiva consciência corporal e de movimentação.



As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. As atividades também servem como reforço no desenvolvimento cognitivo/linguistico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.




















sexta-feira, 14 de agosto de 2009

MUSICALIZAÇÃO PAIS E FILHOS







Considerando a importância e a necessidade de se viver um momento prazeroso entre pais e filhos, regulando as emoções através do afeto que se expressa através do canto dos pais para os seus filhos, a musicalização infantil vem com uma proposta bem ampla de atividades com jogos musicais, dança, expressão corporal, teatro,incluindo exercícios musicais de percepção, audição, manipulação de instrumentos musicais infantis, entre outras atividades buscando integrar experiências envolvendo a vivência, a percepção e a reflexão.

Muitas vezes passamos horas longe dos filhos devido ao trabalho, e mesmo ao chegar em casa não dedicamos os momentos necessário as crianças, pois esta atenção está dividida com outros afazeres do lar, com outras pessoas e com o stress. Viver um momento somente para dedicar aos filhos muda a qualidade de vida de ambos.

Podemos começar nos perguntando:* "Quais são as suas experiências musicais com o seu filho?"

*"Como é o uso da música em casa?"

*"Cantamos música para os nossos filhos?"

*"Quais os momentos do dia em que a música está presente?"
O trabalho de musicalização visa uma continuidade no âmbito familiar, onde os pais serão incentivados a continuar realizando as atividades em casa.
A música se tornará um forte elemento na relação entre pais e filhos, pois de acordo com Ilari (2005), o desenvolvimento cognitivo-musical normalmente está associado a diversas funções Psico-sociais como comunicação, inclusive a emoção entre crianças e adultos. As aulas de musicalização podem exercer mudanças no comportamento das crianças.
De acordo com pesquisas com pais que já participaram de projetos de musicalização infantil, pode-se constatar, que as crianças de um modo geral, demonstraram grandes transformações no seu comportamento após o ingresso nas aulas de música, as crianças passaram a cantar mais e a dançar mais no ambiente familiar, melhora significativa na atenção, socialização, coordenação motora, autonomia, iniciativa, expressão corporal, improvisação, ritmo, vontade de tocar instrumentos, curiosidade, melhora na aquisição da linguagem e do vocabulário e principalmente mostraram-se mais felizes.

Projeto de música e dança e capoeira na Festa do Peixe 2009









Foi um momento maravilhoso para a criançada, momento de integração de três oficinas, dança, capoeira e a música:
"ESTA É A FESTA QUE CHEGOU PARA ALEGRAR A CIDADE ABRE OS BRAÇOS PARA TE ESPERAR...
/: TRAMANDAI ESTÁ EM FESTA/ TRAMANDAI ESTÁ CONTENTE:/
A FESTA DO PEIXE CHEGOU PRA ALEGRAR/ A FESTA DO PEIXE CHEGOU PRA ARRASAR... NÓS ESTAMOS AQUI JUNTOS PARA ALEGRAR/ NÓS ESTAMOS AQUI JUNTOS PARA ARRASAR..."






Projeto Cotidiano Indígena





















Este projeto realizado com as crianças do Centro Educacional e a Secretaria da Educação de Tramandai, teve como objetivo promover a aproximação e interação entre estudantes inseridos no modelo de educação formal e as nações indígenas através da música e do artesanato apresentado a eles.


Projeto foi realizado na reserva Guarani, localizada na Estrada do Mar, em Osório, buscando o reconhecimento da moradia, da arte, da língua, dos costumes, de suas visões de mundo, focalizando a pluralidade cultural, a terra, a ciência e a cidadania como um direito de todos os grupos sociais.