Pesquisar este blog

Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

MUSICALIZAÇÃO PAIS E FILHOS







Considerando a importância e a necessidade de se viver um momento prazeroso entre pais e filhos, regulando as emoções através do afeto que se expressa através do canto dos pais para os seus filhos, a musicalização infantil vem com uma proposta bem ampla de atividades com jogos musicais, dança, expressão corporal, teatro,incluindo exercícios musicais de percepção, audição, manipulação de instrumentos musicais infantis, entre outras atividades buscando integrar experiências envolvendo a vivência, a percepção e a reflexão.

Muitas vezes passamos horas longe dos filhos devido ao trabalho, e mesmo ao chegar em casa não dedicamos os momentos necessário as crianças, pois esta atenção está dividida com outros afazeres do lar, com outras pessoas e com o stress. Viver um momento somente para dedicar aos filhos muda a qualidade de vida de ambos.

Podemos começar nos perguntando:* "Quais são as suas experiências musicais com o seu filho?"

*"Como é o uso da música em casa?"

*"Cantamos música para os nossos filhos?"

*"Quais os momentos do dia em que a música está presente?"
O trabalho de musicalização visa uma continuidade no âmbito familiar, onde os pais serão incentivados a continuar realizando as atividades em casa.
A música se tornará um forte elemento na relação entre pais e filhos, pois de acordo com Ilari (2005), o desenvolvimento cognitivo-musical normalmente está associado a diversas funções Psico-sociais como comunicação, inclusive a emoção entre crianças e adultos. As aulas de musicalização podem exercer mudanças no comportamento das crianças.
De acordo com pesquisas com pais que já participaram de projetos de musicalização infantil, pode-se constatar, que as crianças de um modo geral, demonstraram grandes transformações no seu comportamento após o ingresso nas aulas de música, as crianças passaram a cantar mais e a dançar mais no ambiente familiar, melhora significativa na atenção, socialização, coordenação motora, autonomia, iniciativa, expressão corporal, improvisação, ritmo, vontade de tocar instrumentos, curiosidade, melhora na aquisição da linguagem e do vocabulário e principalmente mostraram-se mais felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário