Pesquisar este blog

Páginas

sábado, 15 de agosto de 2009

A Música Como Meio de Desenvolver a Inteligência e a Interação do Ser- MUSICALIZAÇÃO INFANTIL















O objetivo de se fazer um trabalho de musicalização com as crianças está em contribuir através de todas as atividades desenvolvidas pela música com o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser.


A música está no aqui e no agora, em torno de nós. Existe música para sonhar, para dançar, para cantar, para a alegria, para a tristeza, para a meditação, para enaltecer um povo, música se aprende desde que se nasce, ouvindo. E os primeiros contatos com os sons são o ponto de partida para a musicalização.
A música faz parte de nós, da nossa vida, da nossa cultura. Vivemos rodeados de sons intercalados com o silêncio. Os silêncios tornam significativos esses sons, na medida das nossas experiências, da nossa interação e da convivência no meio.
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem cmo objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir a música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma afetiva consciência corporal e de movimentação.



As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro. As atividades também servem como reforço no desenvolvimento cognitivo/linguistico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário